terça-feira, 10 de julho de 2007

Holanda

Passei na Holanda, que não estava no catálogo. Comentários rápidos:

(1) Nem sei sobre a coisa dos coffee shops. Depois de uns quatro dias, a gente até fica feliz que no nosso país não é liberado. Fica sendo assim uma coisa turística, uns dias meio apagados andando entre um e outro bares da fumaça, que as pessoas fazem por medo que acabe. Um pouco como aproveitar o último ano da faculdade. Mas a maior sacada é uma lei que impede de vender álcool, maconha e cogumelos no mesmo estabelecimento: uma droga em cada lugar. Claro que sempre vai ter um que vai fazer uma besteira, mas desse jeito fica bem mais difícil responsabilizar o estabelecimento. O indivíduo, agindo no seu livre-arbítrio, escolheu se intoxicar com várias substâncias diferentes. Meu cliente só vende uma delas, e as pesquisas científicas comprovam que não há nexo de causalidade entre ela e o dano sofrido.

(2) Bairros da Luz Vermelha. Como os coffee shops, tem por toda a Holanda, não só em Amsterdã. Na Haia tinha um pequeno, no caminho entre meu albergue e o Centro. Dez da manhã, frio e as mulheres chegando, cumprimentando o cara da quitanda, trocando de roupa e iniciando pontualmente a jornada de trabalho. Cinco da tarde, volta pro albergue, e a loira de lingerie ainda lá, piscando recepcionista pros caras na rua e olhando furtiva pro relógio que marca o tempo de cada cliente como marca a hora dela, torcendo pra dar 6 horas logo e ir pra casa assistir Friends.

(3) Palácio da Paz, Corte Internacional de Justiça e Academia da Haia. Fantástico, o Judiciário do Brasil tinha muito o que aprender com eles. Uns 30% da mão-de-obra, incluindo quase toda a parte técnico-jurídica, é voluntária, ou seja, não ganha nem um centavo e trabalha lá de dois meses a um ano. Privilégio de poucos, processo seletivo dificílimo. Vamos ver daqui a um ou dois anos.

(4) Resolvi vir pra o Leste de uma vez. No momento, Praga. Amanhã, Cracóvia. Acho.

(5) Isso não é verão. Onze da manhã e eu lavando roupa com dois casacos. Comprados aqui, que pra mim julho era julho mesmo no norte. Não é não, e meus novos amigos suecos dizem que assim já tá ótimo.

5 comentários:

Unknown disse...

GG!
Divirto-me lendo as notícias européias, para onde iremos em 1 dias. Tomei a noite de ontem e manhã de hoje para tirar o atraso... é difícil parar de ler!
abraços!
Pedro Mortara

Geraldo disse...

Compre o Lonely Planet Italia!!! Vale cada centavo!

(virei promoter deles)

Abs

Julia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Julia disse...

Ae, GG, transpôs a barreira franco-ibérica pra cair no mundo real europeu (leia-se o subúrbio que é o Leste)?
Inveja, pra esses lados eu nunca consegui/tive coragem de ir...

Quem sabe quando eu for te visitar em Paris... Há, você não tem nem como negar o "convite"!
Um beijo, GG!

Julia disse...

Ge, o blog mudou... Acho que o petite princesse ficou irrelevante hahaha

Agora é super apropriadamente http://juliaeoquati.blogspot.com

E só escrevo coisas relevantes! rs.
Se conseguisse as irrelevantes, tava rica mesmo.
Beijo