domingo, 3 de junho de 2007

Galiza!

Depois da pedreira aí embaixo mas que eu precisava contar, um resumo de minha vida galega: saí o mais rápido possível de Verín e fui pra Vigo, onde rodei um pouco e encontrei um primo de um amigo, conforme abaixo. Depois vim pra Santiago, de onde posto. Dia 5 à noite sai meu vôo de A Coruña pra Barcelona, que fica sendo minha base pra rodar os próximos episódios.

1) Ver tudo escrito em galego, com x e tal, e aqui não é como na Catalunha onde é questão de honra. Então basicamente até o comerciante mais avesso aos problemas mundanos tipo quem controla quem precisa escolher um lado na hora em que coloca a tabuleta do seu estabelecimento:









2) Encontrar a até-então-desconhecida família do Guilherme Penin, primeiro com o Abel em Vigo, junto com os amigos do curso de inxeñeria Marcos e Luís, depois com a Ruth em Santiago de Compostela, que me apresentou uma tonelada de brasileiros e os pais, e fui acolhido tão bem que fiquei até surpreso ('Ah, el amigo de Guillermo', me disse D. Eva):









3) Balada em Santiago com brasileiros y galegos apresentados pela Ruth, inclusive o Cássio e sua cara de poeta maloqueirista:









4) O espetáculo humano de Santiago de Compostela, com missas monstruosamente povoadas, parecendo aula inaugural na FFLCH da 3ª idade.









5) A cidade é dividida em nós (os turistas, 20%) e eles, os peregrinos (80%), que fizeram pelo menos os últimos 100Km a pé. Eles, por sua vez, se dividem em devotos (5%) e gringos (95%), sendo que esta última classe se notabiliza pelo fato de que provavelmente poderia ter escolhido a amazônia ou um safari pra fazer este ano. Vamos ver se vocês também notam algumas diferenças sutis que me levaram a traçar essa divisão bastante injusta:











Em breve mais novidades e saindo da borda do mundo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Gegê, fique feliz por não ter sido apedrejado, tradicional recepção aos forasteiros, de acordo com o nobel de literatura local, Camilo José Cela...